domingo, 14 de abril de 2013

Stress, inimigo dos atletas



Desequilíbrios emocionais, ansiedade, a cobrança externa e até mesmo pessoal podem interferir de maneira decisiva no desempenho do atleta.
De acordo com uma pesquisa feita pela UnB com jogadores de futebol, na maioria dos casos o stress pode causar perda de rendimento e um mau desempenho em competições.
Na maioria dos casos o problema é a pressão. Cobrança do treinador, da família, da mídia, e da torcida. 
Às vezes o atleta sente seu rendimento diminuindo e isso o preocupa cada vez mais, gerando um círculo vicioso.
Lesões, mesmo as mais simples, também podem ser causadoras de stress para o deportista, pois surge a preocupação em manter um nível e o medo de que a lesão o impossibilite tal manutenção.
Até mesmo o som pode ser um causador, há relatos de que a vuvuzela, instrumento muito popular na Copa do Mundo realizada na África, é uma poluição sonora tanto para os torcedores como para os próprios jogadores. É necessário muito foco no momento do jogo para que o atleta não seja prejudicado por tais influências externas.
Partindo de tais confirmações, diversos times e equipes de formação de atletas de alto rendimento têm se preocupado mais com o preparo psicológico e emocional do atleta, buscando psicólogos esportivos para dar orientações e realizar exercícios de controle mental da ansiedade.


Clique aqui para mais informações sobre a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário