O esporte

  A Patinação de Velocidade é um esporte em que o atleta anda sobre patins "inline", ou seja, com quatro rodas alinhadas. Pouco divulgada no Brasil, surgiu a partir das corridas no gelo, vindo para os países mais quentes com adaptações.
 É um esporte de baixo impacto para as articulações, que promove um excelente desenvolvimento muscular e da capacidade aeróbica, emagrece e traz bem estar ao praticante.

 As provas de patinação de velocidade são divididas em algumas modalidades, por exemplo, dentre as provas da categoria adulto há:

*Asfalto:
Circuito de 400m.

200m contra- relógio individual;
500m em grupos de em média 5 pessoas;
1.000m em grupos de em média 5 pessoas;
15.000m  em grupo, pontos.
20.000m em grupo, eliminação.

*Pista:
Circuito oval de 200m.

300m CRI;
500m
1.000m
10.000m pontos/eliminação ou combinada
15.000m eliminação.

*Revezamento

*Maratona 42 km e outras distâncias

 - Provas de curta distância
As provas abaixo de 1.000m são consideradas de curta distância ou velocidade, e nelas o vencedor é aquele que termina primeiro a prova.

 - Provas por pontos:
É uma prova de longa distância - ou fundo - em que, para vencer, é necessário pegar o maior número de pontos, na maioria das vezes, há pontuação volta sim, volta não, ou em todas as voltas, e pontuam os 2 primeiros a cruzar a linha de meta na volta. Assim, a cada volta o primeiro recebe 2 pontos, e o segundo, 1 ponto. Com exceção da última volta, na qual os 3 primeiros pontuam.
Desse modo, aquele a terminar a prova na frente dos outros pode não ser o vencedor, mas sim o que esteve na frente por mais voltas.

 - Eliminação
Também de longa distância, porém nesta, o importante não é estar na frente o tempo todo, mas não se deixar ficar atrás. Pois geralmente a cada 1 ou 2 voltas há uma eliminação, ou seja, o último a passar a linha é retirado da prova. Assim a corrida acontece até que restem 5 ou 6 atletas para a volta final, sendo vencedor o primeiro a cruzar a meta.

 - Combinada
É uma mistura da prova por pontos e da eliminação, ou seja, para vencer, há que pegar a maioria dos pontos sem ser eliminado da prova.

 - Revezamento
Nesta, a competição é entre grupos, e não indivíduos. Cada grupo contém 3 pessoas, e a prova costuma ocorrer com 6 grupos. De início, é dada a largada com um de cada grupo em pista, estes dão uma volta, e o parceiro se prepara para ser empurrado pelo que vem vindo, pegando assim impulso para fazer uma volta. Assim, a cada volta há um revezamento, até que, na última volta, o primeiro a cruzar a linha torna seu grupo o vencedor.