sábado, 18 de fevereiro de 2012

Atletas e a gramática

Entre os diversos tipos de atletas que existem, dois me chamam a atenção.
O convencido e o confiante.
São muito parecidos em tese, mas na prática seus resultados divergem, e a diferença básica está na gramática.

Porque o atleta convencido pensa:
" Eu sou bom. Sou melhor que meus adversários. Eu já ganhei."
Ao passo que o confiante pensa:
" Eu sou bom. Sou melhor que meus adversários. Eu vou ganhar."

Essa simples diferença entre pretérito e futuro é o que mostra se você é um atleta que avança ou não.
O atleta convencido, pode até ser realmente bom, e por um momento ganhar. Porém chega um ponto em que ele começa a se encher demais e ter uma falsa certeza de que é o melhor. É nessa hora que ele pode dar de cara no muro. Parar em uma linha de largada subestimando os adversários é um erro que pode custar a vitória e causar grandes frustrações.
Já o atleta confiante é aquele que sabe que é forte, e que tem o potencial para vencer, mas tem consciência de que ele terá que se esforçar. Ele não pensa que seu adversário é ruim e ele é bom. Ele sabe que seu adversário pode ser bom, e que ele tem que ser melhor ainda.
Um exemplo é a prova que teve no mundial de 2010 na Colombia, que, como vocês devem recordar, foi simplesmente um vexame do colombiano que lhe custou a vitória. Ao ver que estava a uma distância considerável do coreano, começou a comemorar. Porém o coreano confiou, acreditou. Ele deu tudo e ultrapassou logo na linha de chegada. 
No fim das contas o que importa é ter confiança, mas nunca cometer a idiotice de pensar que uma prova já está ganha antes de cruzar a linha de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário